A retirada das carteiras de identidade, já encaminhadas, deverá ser feita no posto de identificação na cidade de Sapucaia do Sul (Av. Brasil, 47), com horário de funcionamento das 8h às 14h.
Novas solicitações de carteiras de identidade (CI)
Quem precisar fazer o documento durante o período em que o local estiver sem atendimento deve procurar os serviços de identificação em municípios vizinhos ou, ainda, em Porto Alegre, no Instituto de Identificação ou no Tudo Fácil, que oferece, inclusive, a possibilidade de agendamento online , que é realizando no site www.tudofacil.rs.gov.br .
O posto de Esteio fica no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150) e estará fechado por prazo indeterminado. Após a normalização do tendimento serão distribuídas 20 fichas por dia , a partir das 8h, por ordem de chegada, para o agendamento da confecção da carteira de identidade. Pessoas acima de 65 anos ou com deficiência têm atendimento prioritário.
Novos Modelos de C.I
O Rio Grande do Sul adotou recentemente o novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI). A ação visa alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer, que entrou em vigor a partir de 1º de março.
A partir desta data, a CI trará diversas mudanças e abrangerá uma série de novas informações.
A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde.
O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna.
É preciso levar a certidão de nascimento (solteiros), ou de casamento (casados e viúvos), ou de casamento com averbação de separação/divórcio (separados/divorciados) original ou cópia autenticada em bom estado. Pode ser acrescentado o número do CPF e do PIS, bastando apresentar o documento. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar a carteira de identidade.
A emissão da 1ª via, ou para pessoas acima de 65 anos, é isenta de taxas. Para fazer a 2ª via, o custo é de R$ 65,88. O prazo de entrega é de 12 dias úteis. Pela modalidade expressa, a um custo de R$ 85, o documento é entregue em cinco dias úteis.
Posto de Identificação de Esteio
Local: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Horário: Das 8h às 14h
Agendamento somente às segundas-feiras, com entrega de senhas a partir das 8h – atendimento prioritário para pessoas acima de 65 anos e pessoas com deficiência
Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar carteira de identidade
Obs: O posto está fechado por prazo indeterminado
Documentação necessária (agendamento e confecção da carteira)– certidão (original ou cópia autenticada em bom estado) de nascimento (para solteiros), de casamento (para casados ou viúvos) ou de casamento com averbação de separação/divórcio (para separados/divorciados) CPF e PIS (caso queira acrescentar os números na identidade),da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Militar, Título de Eleitor, documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde.
Taxa– 1ª via e para pessoas acima de 65 anos: isento
– 2ª via: R$ 65,88
Entrega em 12 dias úteis (entrega expressa, em cinco dias úteis, mediante pagamento de taxa de R$ 85)
Texto: Rodrigo Jankoski – MTB – 19635/RS

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