terça-feira, 30 de abril de 2019

Divulgada lista de habilitados no Edital de Circuito e Ocupação de São Leopoldo

A Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) divulgou a lista dos projetos culturais habilitados no  Edital de Circuito e Ocupação de São Leopoldo que seguem na disputa pelos valores que visam fomentar a cultura na cidade. Para acessar a lista dos homologados, clique aqui.
Os proponentes que tiveram seus projetos não habilitados poderão entrar com recurso, junto a Secretaria de Cultura e Relações internacionais, de segunda à sexta feira em horário comercial, até o dia 07/ 05. O resultado dos recursos e homologação das habilitações será divulgado no dia 10/05.


Próximas datas previstas pelo edital de circuito e ocupação de São Leopoldo:
  • - lista dos classificados para 2ª etapa -
    Resultado da análise de méritos pela comissão julgadora  - 31/05
  • Defesa oral e Seleção Final - 05/06
  • Homologação do Resultado Final - 12/06
Para acessar a lista dos homologados, clique aqui.


[Rodrigo Jankoski – SECULT | Jornalista Responsável: Aline Marques – MTb8929 | Scom/PMSL]

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Hospital pode recusar sangue de gays, decide Tribunal de Justiça do RS

Corte decide que, enquanto STF não se posicionar sobre o tema,
 instituição de saúde deve seguir normas da Anvisa

O  Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que um hospital de Porto Alegre não precisará indenizar um homem por recusar doação de sangue de homossexuais.
Para os desembargadores da 6ª Câmara Cível, a instituição de saúde só impediu a doação porque o paciente não se adequava às normas do Ministério da Saúde e da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na sala de coleta, após questionar os relacionamentos sexuais do homem, a enfermeira anunciou que não realizaria o procedimento. O motivo é que o inciso IV do artigo 64 da Portaria 2.712, do Ministério da Saúde, diz que o candidato é inapto à doação se, nos últimos 12 meses, manteve relação sexual com outros homens.
Contrariado com a recusa, o homem ingressou com ação indenizatória por danos morais alegando que a recusa viola o direito de orientação sexual e de identidade de gênero.
– Ainda que não desconheça que a constitucionalidade da norma jurídica que impede a doação de sangue por homossexuais esteja sendo discutida no STF, tenho como não configurado o dever de indenizar –, afirmou o relator da apelação, desembargador Ney Wiedemann Neto.
Supremo Tribunal Federal está julgando a Ação Direta de Inconstitucionalidade  5543, ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em que se inclina pela derrubada da norma que impede a doação de sangue por homossexuais. 
Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux já haviam se manifestado pela mudança na regra de doação de sangue, quando o julgamento foi paralisado, em 26 de outubro de 2017, após o voto do ministro Gilmar Mendes, que pediu vistas.
Túlio Milman -ZH








Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul lança cartilha sobre a Reforma da Previdência


A cartilha " Reforma da Previdência- Guia para entender e defender a sua aposentadoria" foi elaborada pela Assessoria Jurídica do CPERS/Sindicato em parceria com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos(Dieese) com o objetivo de entender a PEC do governo do Presidente Bolsonaro e suas consequências na vida dos trabalhadores.

Quais os objetivos da Reforma da Previdência? Quem é atingido? Quem se beneficia? Como a proposta afeta quem já está aposentado? Estas perguntas e a muitas outras, estão respondidas  no material produzido pela entidade.

As consequências na vida dos trabalhadores
estão expostas em  32 páginas que abrangem os diferentes aspectos da Reforma, incluindo as alterações no Regime Geral (setor privado) e Regime Próprio da Previdência Social (servidores), além de exemplos práticos e informações organizadas sobre os principais pontos da proposta.

Baixe, leia e compartilhe!

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Núcleo de Educação Audiovisual realiza Cine Debate para a comunidade

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Núcleo de Educação Audiovisual (NEA), realizará o Cine Debate com a temática:

O evento é aberto à comunidade em e geral e ocorre na terça-feira, 16 de abril, às 18h30 no Salão Nobre da Smed, Praça Tiradentes, Centro.

Com o objetivo de falar sobre assuntos importantes com a comunidade, o NEA realiza mensalmente um Cine Debate para debater um assunto de destaque do mês. “Abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 Nosso foco com o Cine Debate é dar visibilidade ao tema e ensaiar o debate sobre a construção da autonomia das pessoas com espectro autista”, disse o coordenador do NEA, Lucas Campos.

o espectro autismo e o sujeito social. Então, será exibido o filme Tudo que Quero e em seguidas especialistas da área falarão um pouco com a comunidade.
[Texto: Laura Santos – estagiária da SMED | Jornalista Responsável: Aline Marques – Mtb 8929 | Scom/PMSL]

sexta-feira, 12 de abril de 2019

3ª Tarde LGBTTQIA+ chega ao Museu do Trem em São Leopoldo

Está prevista para o domingo(14), a terceira tarde LGBTTQIA+ , de São Leopoldo. O evento que acontece no Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 61 - Centro ) é organizado pela Social Delirius e pela ONG Desobedeça, e tem apoio da Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais, que é a mantenedora do Museu.

Atividades

Durante toda a tarde serão realizadas rodas de conversas com pautas atuais, entre elas Homofobia e direitos da população LGBTTQIA+. Entre uma conversa e outra os participantes terão a oportunidade de contemplar diversas apresentações artísticas.


LGBTTQIA+, é mais que uma sigla.

LGBTQIA é a sigla para definir
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer (atua com a ideia que abrange as pessoas de ambos os gêneros que possuem uma variedade de orientações, preferências e hábitos sexuais, ou seja, um termo neutro que possa ser utilizado por todos os adeptos desse movimento), Intersexo (pessoas em que a sua característica física não é expressa por características sexuais exclusivamente masculinas ou femininas) e assexual (pessoa que não possui atração sexual nem por homens e nem por mulheres ou que não possua orientação sexual definida). O termo é uma adaptação de LGB, que era utilizado para substituir o termo gay para se referir à comunidade LGBT no fim da década de 1980.

[ Rodrigo Jankoski – SECULT | Jornalista Responsável: Aline Marques – MTb8929 | Scom/PMSL] 

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Praça do CEU, de Sapucaia do Sul, está com vagas para oficinas de hora do conto, ballet e pintura em tecido

A Praça do CEU de Sapucaia do Sul tem novidades. O espaço agora conta com uma nova oficina de hora do conto, voltada para crianças e jovens com idade entre três e 15 anos.

Ao todo são 30 vagas, sendo 15 para cada turma. Interessados podem escolher participar da atividade nas terças ou quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

 A iniciativa é da Prefeitura.
Além da nova oficina, o ballet abriu novas turmas. São 15 vagas para crianças de 4 e 5 anos, e 15 vagas de 9 a 14 anos.

As aulas acontecerão nas terças-feiras, com horário a ser definido. A turma de 6 a 8 anos ainda têm algumas vagas. Outra oficina que ainda tem vagas é a de pintura em tecido, com aulas nas quartas-feiras, das 8h15min às 11h15min.
As inscrições devem ser feitas na Praça do CEU, localizada na Av. Valdemimo Rodrigues Machado, S/N , Bairro Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. É necessária a apresentação de cópia de documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, além de atestado escolar (comprovante de rematrícula) para os estudantes. Mais informações sobre os dias e horários dos cursos podem ser obtidas pelo telefone 3450-4180.

Comunicação Social PMSS

Sábado de concerto com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo



As comemorações aos 92 anos de Novo Hamburgo seguem até o final de abril com diversas atividades gratuitas para a comunidade. E, integrando os festejos de aniversário, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo se apresenta neste sábado, dia 13, às 19h, na
Catedral Basílica São Luiz Gonzaga (Rua Cidade de Atlântida, 34 – Centro). A atividade destinada para toda família é uma realização da Secretaria da Municipal de Cultura.
A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo é uma das orquestras mais antigas do Estado e completou, em 2017, 65 anos de atividades ininterruptas. O seu repertório caminha do clássico erudito até o popular, transitando pelas trilhas sonoras e músicas temáticas.
Tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural do município, a Orquestra vem desempenhando um importante papel na difusão cultural e na educação musical de Novo Hamburgo, sendo referência em fomento na música instrumental.
Atualmente, sua gestão ocorre por meio do Instituto Arlindo Ruggeri e sua regência é realizada pelo músico Lincoln da Gama Lobo.
SERVIÇO:
Concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
Data: sábado, dia 13 de abril
Horário: às 19h
Local: Catedral Basílica São Luiz Gonzaga (Rua Cidade de Atlântida, 34 – Centro)
Atividade Gratuita

Oficina de qualificação do COC-SL para produtores culturais ocorre no sábado em São Leopoldo

A Gerência do Circuito de Ocupação de São Leopoldo (COCSL) ministrará gratuitamente palestra de capacitação para os produtores culturais interessados em inscrever seus projetos no edital deste ano. O próximo encontro será no Centro Cultural José Pedro Boéssio (rua Osvaldo Aranha, 934.), neste sábado(13),às 10h.
O público-alvo do edital são grupos e ou coletivos culturais, bem como artistas e ativistas culturais ,com reconhecimento público do trabalho que realiza junto a cidade de São Leopoldo e que possuam capacidade de produção e execução do projeto, que terá oito meses de trabalho. O executivo municipal tem por meta alcançar 25 iniciativas que colaborem com o cenário cultural da cidade e que contemplem a cidade como um todo.

Oficinas gratuitas para produtores culturais
As oficinas visam qualificar os projetos apresentados. Organizado pela gerência do COCSL , não tem custo para o produtor cultural e terá como principal pauta a orientação de como os proponentes devem preencher a documentação, garantindo assim o acesso universal e democrático dos produtores ao edital.
A íntegra do edital e os documentos necessários para disputa estão disponíveis no site da Prefeitura de São Leopoldo no link https://bit.ly/2TKdapv , ou o proponente poderá solicitar a documentação necessária no e-mail fundo.cultura@saoleopoldo.rs.gov.br.
Respeitando o meio ambiente e os objetivos da agenda 2030, que já é realidade no município, não serão disponibilizadas cópias, deste edital, por meio físico, em papel. 

[Rodrigo Jankoski – SECULT | Jornalista Responsável: Aline Marques – MTb8929 | Scom/PMSL]

Biblioteca e Fotogaleria de São Leopoldo reabrem para a comunidade na próxima segunda-feira

Foto:Thales Ferreira - MTb 18891/PMSL
A Biblioteca Municipal Vianna Moog e a Fotogaleria , fechadas ao público para modificações na disposição do seu acervo e layout, para um melhor aproveitamento da iluminação natural que o prédio oferece, retomam suas atividades normais na segunda-feira(15).

Atividades previstas na Biblioteca Municipal
Na Biblioteca Municipal  o destaque é o Varal Poético com a distribuição, durante o mês de abril, de cards coloridos com belas poesias.
A proposta da ação é bem simples, os usuários do espaço se dirigem ao varal escolhem a poesia que mais lhe agradam e podem levar para sua casa, fazendo assim com que mais pessoas tenham acesso ao mundo mágico das letras.
Entre os autores presentes, com suas poesias, no varal destacam-se Ferreira Gullart, Maya Angelou, Blogueiras Negras, João Paulo Paes, Pablo Neruda, Carlos Urbim, Mario Quintana entre outros.
Fotogaleria retoma exposição de Biba Jacques 
Já a Fotogaleria reabre em alto estilo, recebendo a exposição do artista plástico capilé, Biba Jacques .
Para garantir que toda a comunidade leopoldense possa ter acesso as obras do artista plástico a exposição de pinturas “A Magia das Máscaras” terá sua duração estendida até o dia 15 de maio. A exposição de Biba Jaques é a primeira atividade de 2019 no espaço.

Agenda anual da Fotogaleria aberta
Os artistas interessados em expor na Fotogaleria devem encaminhar a proposta para o e-mail artesvisuais@sãoleopoldo.rs.gov.br. A agenda do equipamento cultural, está aberta para exposições a partir de maio. A Fotogaleria está localizada no centro Cultural José Pedro Boéssio (rua Osvaldo Aranha, 934, Centro) e estará aberta a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


[
Rodrigo Jankoski – SECULT | Jornalista Responsável: Aline Marques - MTb - 8.929 | Scom/PMSL]

terça-feira, 9 de abril de 2019

Novo Hamburgo recebe a 1ª Mostra Cinemas do Brasil

                           Exibições gratuitas acontecerão
          semanalmente às quartas-feiras, a partir do dia 03 de abril

A Casa das Artes de Novo Hamburgo (Rua Primeiro de Março, Nº 59 - Centro) recebe a partir do dia 03 de abril, a primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil. A Mostra que é acolhida pelo Ciclos de Cinema Casa das Artes 2019, levará para 30 cidades a discussão sobre os cinemas de rua do Brasil e estará em Novo Hamburgo apresentando ao público seis sessões, que ocorrem às 15h e às 19h30min, de acordo com o dia.
Participante da programação de Aniversário dos 92 de anos de Novo Hamburgo, o projeto que segue até o dia 15 de maio é uma realização da Memorabilia filmes com apoio da Darshan Artes e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de ações do projeto Novo Hamburgo Polo Audiovisual.
As exibições ocorrem no Auditório Kinho Nazário, espaço multiuso nomeado em homenagem ao artista hamburguense e são gratuitas, com a necessidade de retirada de ingresso na Casa das Artes.
NOVO HAMBURGO POLO AUDIOVISUAL
A iniciativa surge com a missão de desenvolver atividades que envolvam da formação ao estímulo, estabelecendo parcerias com o objetivo de possibilitar a inserção do município no circuito audiovisual, seja ele regional, nacional ou internacional. De acordo com a SECULT, o projeto visa a construção de uma política audiovisual para o município, com ações correlatas ao fomento, como atração de investimentos, apresentação do Polo a produtores.


SOBRE A CASA DAS ARTES
Reinaugurada em dezembro, a Casa das Artes de Novo Hamburgo, antiga SEMEC II, passou por obras de restauração e revitalização no espaço. O prédio abriga uma sala de exposições com 170 m² e um auditório multiuso, com capacidade para 128 pessoas, para apresentações de teatro, música, saraus literários, seminários, oficinas e cursos temáticos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
1ª Mostra Cinemas do Brasil
Datas: 03 de abril a 15 de maio de 2019 (semanalmente às quartas-feiras)
Horário: 15h e 19h30min (conforme o dia da sessão)
Local: Auditório Kinho Nazário (2º andar) - Casa das Artes de Novo Hamburgo (Avenida Primeiro de Março, 59)
Programação gratuita e com a necessidade de retirada de ingressos na Casa das Artes.
Quarta-feira, dia 10 de abril, às 19h30 - SESSÃO (MEMORABILIA) – 64 min
Curta “A morte do Cinema” – Evandro de Freitas – Cachoeira-BA – 20’00’’
Curta “Cine Rincão” – Fernando Grostein Andrade – São Paulo-SP – 14’56’’
Curta “O que se memora” – Caio Dornelas e Ernesto Rodrigues – Zona da Mata/PE – 10’10’’
Curta “Cinemas de Rua de Curitiba” – Roberval Machado – Curitiba/PR – 05’00’’
Curta “Cine Paissandu: histórias de uma geração” – Christian Jafas – Rio de Janeiro/RJ – 14’56’’
Quarta-feira, dia 17 de abril, às 15h - SESSÃO (O CINEMA VIVE!) – 65 min
Curta “Cine S. José” – William Tenório – Afogados da Ingazeira/PE – 11’30’’
Curta “Cine Vaz Lobo” – Luiz Claudio Lima – Rio de Janeiro/RJ – 06’10’’
Curta “Cinema, Onde Você Está?” – Edvaldo Santos – Caruaru/PE – 15’00’’
Curta “Cinema do Meu bairro, cadê você?” – Renata Lima – Rio de Janeiro/RJ ‘ 13’00’’
Curta “Cine Brasília – Boca Migotto” – Carazinho/RS – 20’00’’
Quarta-feira, dia 24 de abril, às 19h30 - SESSÃO (O NOVO CINEMA DE RUA) – 64 min
Curta “Cosmorama – Relatos dos cinemas em Caruaru” – Moema França – Caruaru-PE – 14’06’’
Curta “Sessão entre amigos” – Cristhine Lucena João Pessoa – PB – 22’45’’
Curta “Cine Éden” – Edson Bastos e Henrique Filho – Ipiaú/BA – 15’00’’
Curta “Casa sem janela” – Juliette Yu-Ming, Marcelo Engster, Vitor Kruter – Rio de Janeiro/RJ – 13’04’’
Quarta-feira, dia 08 de maio, às 15h - SESSÃO (ESPECTADORES) – 62 min
Curta “Entre Andares” – Aline Van der Linden e Marina Moura Maciel- Recife/PE – 14’50’’
Curta “Cine São Vicente” – Kleber Camelo – São Vicente Férrer/PE – 21’00’’
Curta “Isso Vale um filme” – Bruna Cabral, Gisele Siqueira, Italo Rodrigues, Suednes Teixeira, Taynah e Wellington Caetano – Maceió/AL – 15’10’’
Curta “Victor vai ao cinema” – Albert Tenório – Olinda/PE – 11’20’’
Quarta-feira, dia 15 de maio, às 19h30m – SESSÃO (LONGA) – ENCERRAMENTO – 77 min
Filme “Cine São Paulo – O Estado das coisas” – Ricardo Martensen, Felipe Tomazelli – Dois Córregos/SP – 77’


Novo Hamburgo terá semana dedicada à dança




Programação acontece de 25 a 29 de abril na Casa das Artes
O auditório Kinho Nazário, da Casa das Artes de Novo Hamburgo recebe a partir do dia 25 de abril a 1º Semana da Dança de Novo Hamburgo. Será uma comemoração ao movimento alusivo ao Dia Internacional da Dança que acontece em vários lugares do mundo.
Serão cinco dias de uma programação abrangente e diversificada, que contribui para troca de ideias e valorização do segmento, onde a comunidade e profissionais da área poderão participar de debates, exibição de documentário, mostras de dança e práticas corporais.
As atividades, que são realizadas pela Associação Pró-Dança de Novo Hamburgo e Secretaria Municipal da Cultura, integram os festejos de 92 anos de Novo Hamburgo.
Algumas atividades da programação precisam de inscrições antecipadas ou compra de ingressos. Para mais informações acesse: 51 35932013 ou novohamburgo.rs.gov.br/eventos.
PROGRAMAÇÃO:
Curso Educação Criadora: Práticas Corporais e Ludopedagógicas
Carga horária: 14 horas
25/04/19 | quinta-feira - 19h às 22h
26/04/19 | sexta-feira- 19h às 22h
27/04/19 | sábado - 8h30min às 12h; e 13h às 17h
Ministrantes: Wagner Ferraz e Fernanda Bertoncello Boff
Inscrições no link (clique aqui)
* Gratuito/Vagas limitadas
Mostra Dance a 5ª - Solos, Duos e Trios
27/04/19 | sábado – 20h
Promoção: Associação Pró-Dança de Novo Hamburgo
Ingresso: 10,00, a partir das 18h no local
28/04/19 | domingo
* 19h30min - Espetáculo de Dança Contemporânea “Acuados”
Promoção: Ânima Cia. de Dança
* 20h30min - Exibição Documentário Figuras da Dança Eva Schul e bate-papo mediado com a artista
Direção: Inês Bogéa - São Paulo Companhia de Dança
Ingresso: R$ 10,00, a partir das 17h no local ( incluso as duas atividades do dia)
Dia Internacional da Dança
29/04/19 | segunda-feira - 19h30min
5ª edição do Encontro “Pensando a Dança: Da formação à Profissionalização em Dança”
Debatedores:
* Sr. Fábio Cunha - Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul – SATED/RS
* Sra. Flavia Pilla do Valle - Coordenadora do Curso de Dança e Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
* Gratuito
SERVIÇO:
1º Semana de Dança de Novo Hamburgo
Data: 25/04 a 29/04
Local: Auditório Kinho Nazário – Casa das Artes (Avenida 1º de Março, 59 – Centro)

Exposições abordam diferentes modos de ver o Centro Histórico

"As lavadeiras da Praia do Riacho", 1899, de Otto Dinger, integra a mostra SobrePOA
"As lavadeiras da Praia do Riacho", 1899,
de Otto Dinger, integra a mostra SobrePOA
A Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) exibe duas exposições separadas por um percurso de tempo de quase 150 anos. A duas mostras revelam diferentes formas de ver o Centro Histórico. A visitação vai até 18 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, com entrada gratuita.

Na mostra SobrePOA, além de um conjunto de obras do próprio acervo, o destaque é a produção atribuída ao fotógrafo italiano Luiz Terragno, que mostra a cidade na segunda metade do século XIX. Estas imagens são reinterpretadas pelas lentes dos profissionais da prefeitura de Porto Alegre. 

A outra exposição, sob curadoria da professora do Instituto de Artes da Ufrgs, Bruna Fetter, propõe um Exercício de Convivência entre nove artistas contemporâneos com diferentes abordagens do fazer artístico. Para a  coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, Adriana Boff, a ideia é levar a perceber o espaço urbano como catalisador de diferentes maneiras materiais e simbólicas de coabitação. 

"Num plano geral, as duas exposições se encontram ao propor pensar o espaço da cidade, que completa 247 anos, como matéria de convivência de suportes, técnicas e propostas artísticas com pontos de vista diversos e divergentes", explica a coordenadora

Pinacoteca Aldo Locatelli 
Paço dos Açorianos (Paço Municipal) - Praça Montevidéu, 10 – Porto Alegre
SobrePOA  e Exercícios de Convivência
Visitação até 18 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Outras informações: 
Telefone: (51) 3289-3735
acervo@smc.prefpoa.com.br / 
Visitação gratuita
 
SobrePOA
A exposição SobrePOA foi pensada com a intenção de falar sobre os 247 anos de Porto Alegre. Sabe-se que qualquer narrativa sobre efemérides é uma questão de ponto de vista. A base sobre a qual se constituiu a exposição é uma série de vinte fotografias atribuídas ao italiano Luiz Terragno (1831-1891), considerado o primeiro fotógrafo retratista de Porto Alegre e condecorado pelo Imperador Dom Pedro II como fotógrafo imperial. 

As imagens foram obtidas a partir de um ponto de vista inusitado: as torres da antiga Catedral, no mesmo local da atual. Esta perspectiva também conhecida como “voo de pássaro”, por ser vista como uma espécie de sobrevôo, com a capacidade de mostrar imagens detalhadas, fornece vistas panorâmicas da capital gaúcha entre 1865 e a década de 1870, antes de a mesma ter completado cem anos. As fotografias pertencem ao acervo Benno Mentz, abrigado no Instituto Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural.

O projeto SobrePOA propõe estabelecer um diálogo entre as fotografias do “fotógrafo imperial” com obras do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Estas carregam vistas de Porto Alegre do século XIX até o século XX e chamam a atenção em alguns casos para um fenômeno que vai caracterizar as cidades, e não era apreendido pelos fotógrafos locais no século retrasado, que é a presença da multidão. Em pinturas de Angelo Guido e de José de Francesco, diversos ângulos da cidade são plasmados sob o ritmo de pessoas e meios de transporte, mostrando que a condição urbana é entendida também pelo movimento.

Assim como ocorre nas fotografias expostas, não passou despercebida pelos artistas locais e estrangeiros visitantes a determinante relação de Porto Alegre com as águas. Em 1899, por exemplo, o alemão Otto Dinger, pinta “As lavadeiras na Praia do Riacho”, um panorama do litoral sul da cidade próximo a foz do Arroio Dilúvio. As lavadeiras dispostas no primeiro plano imediatamente conferem o tom humanizado à paisagem, além de se tratar de uma raríssima representação pictórica de um elemento popular no século XIX.

Por fim, a exposição apresenta uma retomada do ponto de vista de onde Terragno produziu suas fotografias com a exibição de imagens colhidas pelos fotógrafos da Unidade de Imagem do gabinete de Comunicação Social da prefeitura. Os profissionais se valeram das tecnologias contemporâneas como máquinas digitais e drones para refazer, 150 anos depois da mostra original, a panorâmica do Centro Histórico com a mesma perspectiva aérea do “vôo de pássaro” e também retomando as vistas em 360º da cidade a partir das torres da Catedral Metropolitana.

SobrePOA - artistas da Pinacoteca Aldo Locatelli participantes
Alice Fortes (Porto Alegre, 1903 - 1981)
Angelo Guido(Itália, 1893 - Pelotas, 1969)
Francisco Filsinger (Alemanha, 1898 - Porto Alegre, 1977)
Helios Seelinger (Rio de Janeiro, 1878 - 1965)
João Faria Viana (Porto Alegre, 1905 - 1975)
José de Francesco (Rio Grande, 1895 - Porto Alegre, 1967)
Libindo Ferrás (Porto Alegre, 1877 - Rio de Janeiro, 1951)
Luis Maristany de Trias (Barcelona, 1885 - Porto Alegre 1964)
Ottp Dinger (Alemanha, 1860 - 1928)
Torquatro Bassi (Itália, 1880 - São Paulo, 1967)
Vicente Cervásio (Itália)

Exercícios de convivência
A exposição nasce da reflexão sobre possibilidades, dificuldades e potencialidades de coabitarmos espaços hoje. Portanto, de nos relacionarmos uns com os outros e com o mundo ao nosso redor. Tomando como ponto de partida o prédio da prefeitura de Porto Alegre, símbolo do poder político municipal, que compartilha parte de seu espaço físico com as galerias onde a exposição ocorre, o projeto busca aproximações entre os modos de vida e as regras próprias a cada um destes espaços. Este coabitar, um tanto quanto inusitado, para não dizer pouco usual, estabelece idiossincrasias que tensionam as rotinas administrativas, por um lado, e o lugar da liberdade artística, por outro.

Estarão reunidas no Porão do Paço Municipal obras de Cláudia Hamerski, Daniel Escobar, Diego Passos e Juliano Ventura, Elaine Tedesco, Glaucis de Morais, Guilherme Dable, Letícia Lopes e Rommulo Vieira Conceição. Realizados em diferentes temporalidades, mídias e contextos, abordando distintas noções de convívio, os trabalhos são justapostos em estado de exposição, delineando-se como um exercício de convivência em si mesmo.

Três artistas foram convidados, a partir das particularidades de suas poéticas, a criar obras que habitassem os arredores do Paço Municipal. Assim, a rua, lugar comum a muitos, surge nos trabalhos de Carla Borba, Marcelo Monteiro e Xadalu como um espaço marcado pela tônica da passagem e do desencontro. 

Ao mobilizar suas proposições, a intenção é proporcionar, seja nas interferências na paisagem urbana ou em ações pontuais, situações de fruição e participação a um público passante, espontâneo e não especializado. 

Artistas participantes
Exercícios de convivência
Bruna Fetter, curadora
Carla Borba 
Cláudia Hamerski 
Daniel Escobar 
Diego Passos e Juliano Ventura 
Elaine Tedesco 
Glaucis de Morais 
Guilherme Dable 
Letícia Lopes 
Marcelo Monteiro  
Rommulo Vieira Conceição 
Xadalu 
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Cinemateca Capitólio Petrobras recebe mostra inspirada no cinema de Alfred Hitchcock

Um Corpo que cai, obra-prima de Alfred Hitchcock
  A Vertigem do Cinema Moderno ocorre de 17 a 28 de abril

A Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a partir de 17 de abril a mostra A Vertigem do Cinema Moderno que segue até domingo, 28. Os filmes exibidos são de diferentes períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diálogos instigantes com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock. A inspiração da mostra é a pesquisa Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno, de Luiz Carlos Oliveira Jr, que investiga a recorrência do filme em toda a história moderna do cinema. O pesquisador participa de um debate após a exibição da obra de Hitchcock no sábado, 20 de abril, às 20h.

A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais quinze filmes, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.

A sessão de abertura, ocorre na quarta-feira, 17 de abril, às 18h, e apresenta A Névoa Verde, dos diretores Guy Maddin, Galen Johnson e Evan Johnson, que revisita o enredo do clássico de Hitchcock através de uma colagem de imagens encontradas e reaproveitadas de filmes antigos e programas de televisão rodados em San Francisco. A sessão será comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado.

Na sessão de encerramento, no domingo, 28 de abril, às 18h30, integrantes do grupo de estudos Aurora debatem os diálogos contemporâneos com a obra de Hitchcock após a sessão de Você e os Seus, filme realizado pelo sul-coreano Hong Sang-soo, inédito em Porto Alegre.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO – A VERTIGEM DO CINEMA MODERNO



17 de abril (quarta-feira)

18h – Um Corpo que Cai

20h – Vertigo Rush + A Névoa Verde e debate com Milton do Prado



18 de abril (quinta-feira)

18h – Férias de Amor

20h - A Lenda de Lylah Clare



19 de abril (sexta-feira)

18h – Sortilégio de Amor

20h – Dublê de Corpo



20 de abril (sábado)

16h – Férias de Amor

18h – Um Corpo que Cai + debate com Luiz Carlos Oliveira Jr.



21 de abril (domingo)

16h – Sortilégio de Amor

18h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo

20h – Prelúdio Para Matar



23 de abril (terça-feira)

18h – Um Corpo que Cai

20h – Efeitos Especiais



24 de abril (quarta-feira)

18h – Dublê de Corpo

20h - Sem Sol



25 de abril (quinta-feira)

17h – Efeitos Especiais

21h – Instinto Selvagem



26 de abril (sexta-feira)


17h - Blow-Up – Depois Daquele Beijo

21h – Projeto Raros Especial (O Retrato Inacabado + Mas Allá del Olvido)



27 de abril (sábado)

16h – Blackout

18h - A Prisioneira



28 de abril (domingo)

16h - A Estrada Perdida

18h30 - Você e os Seus + debate


A mostra A Vertigem do Cinema Moderno integra o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019, que conta com 26 atividades. São oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses, dez sessões de cinema acessível, além de duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 |http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio




FILMES



Um Corpo que Cai

(Vertigo)

Estados Unidos, 1958, 120 minutos, HD

Direção: Alfred Hitchcock

O detetive aposentado 'Scottie' sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra um antigo conhecido que para ele seguir sua esposa, Madeleine.


O Retrato Inacabado

(Le portrait Inachevé)

França, 1910, 18 minutos, digital

Direção: Léonce Perret

A morte da esposa deixa um marquês desesperado. Anos depois, ele encontra Madeleine, uma mulher idêntica à morta.


Férias de Amor

(Picnic)

Estados Unidos, 1955, 115 minutos, HD

Direção: Joshua Logan

Um viajante errante chega em uma pequena cidade do Kansas, para visitar e tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade. Lá ele se apaixona pela linda namorada do amigo interpretada por Kim Novak.


Mas Allá del Olvido


Argentina, 1956, 92 minutos, digital

Direção: Hugo del Carril

Após a morte de sua esposa, um homem encontra uma mulher idêntica e torna-se obcecado pelo o amor perdido. Adaptação do romance “Bruges, a morta” de Georges Rodenbach, que inspirou o roteiro de Um Corpo que Cai.

Sortilégio de Amor

(Bell Book and Candle)

Estados Unidos, 1958, 106 minutos, HD

Direção: Richard Quine

A feiticeira mais sedutora de Greenwich Village conhece seu novo vizinho, noivo de uma antiga amiga de faculdade. Filme protagonizado por Kim Novak e James Stewart, realizado no mesmo ano de Um Corpo que Cai.

Blow-Up – Depois Daquele Beijo

(Blow-Up)

Itália/Reino Unido, 1966, 111 minutos, DCP

Direção: Michelangelo Antonioni

Um fotógrafo bon vivant fica obcecado com um aparente assassinato revelado em uma fotografia.

A Lenda de Lylah Clare

(The Legend of Lylah Clare)

Estados Unidos, 1968, 130 minutos, digital

Direção: Robert Aldrich

Kim Novak é uma jovem atriz parecida com uma estrela dos anos 1930 que morreu de forma trágica e misteriosa. Ela ganha a chance de interpretá-la numa biografia dirigida pelo próprio marido da mulher morta.

Prelúdio para Matar


(Profondo Rosso)

Itália, 1975, 126 minutos, HD

Direção: Dario Argento

Pianista presencia o assassinato de uma paranormal e passa a investigar o crime.

Sem Sol

(Sans Soleil)

França, 1983, 100 minutos, HD

Direção: Chris Marker

Acompanhamos num transe quase hipnótico a narração das cartas de um homem que viaja pelo mundo. Meditação sobre o tempo e a memória, do Japão a Guiné-Bissau, da Islândia aos Estados Unidos (a São Francisco de Um Corpo que Cai).

Dublê de Corpo

(Body Double)

Estados Unidos, 1984, 114 minutos, HD

Direção: Brian De Palma

Morando no apartamento de um amigo, um fracassado ator de filmes b presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha e passa a persegui-la.

Efeitos Especiais

(Special Effects)

Estados Unidos, 1984, 101 minutos, HD

Direção: Larry Cohen

Diretor de cinema mata uma jovem aspirante a atriz, usa o marido dela como o bode expiatório e tenta encontrar uma sósia para desempenhar o papel da falecida.

Instinto Selvagem

(Basic Instinct)

Estados Unidos, 1992, 127 minutos, HD

Direção: Paul Verhoeven

A investigação de um assassinato leva o detetive de polícia de San Francisco a uma bela e rica escritora. Seu jeito insinuante e aparentemente fatal deixa o homem obcecado.

Blackout

(The Blackout)

Estados Unidos, 1997, 98 minutos, HD

Direção: Abel Ferrara

Astro de Hollywood se envolve com drogas e arruína a carreira depois de ficar obcecado por uma mulher. Um ano depois, tenta refazer sua vida e procura novamente seu paradeiro.

A Estrada Perdida

(Lost Highway)

Estados Unidos, 1997, 135 minutos, HD

Direção: David Lynch

Um saxofonista é acusado de assassinar sua esposa. No corredor da morte, algo misterioso acontece.

A Prisioneira

(La Captive)

França, 2000, 118 minutos, digital

Direção: Chantal Akerman

Simon ama Ariane perdidamente. Ele a interroga, a espia, a persegue. Ele a mantém reclusa na prisão dourada de seu luxuoso apartamento parisiense.

Vertigo Rush

Áustria, 2007, 19 minutos, HD

Direção: Johann Lurf

Na interação da natureza e da máquina (ótica), o oculto se torna visível.

Você e os Seus

(Dangsinjasingwa dangsinui geot)

Coréia do Sul, 2016, 86 minutos, HD

Direção: Hong Sang-soo

Um jovem pintor não consegue achar sua namorada de jeito nenhum.

A Névoa Verde

(The Green Fog)

Estados Unidos/Canadá, 2018, 62 minutos, DCP

Direção: Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson

Em um estúdio de cinema, um homem algemado é mantido sob a mira de um revólver enquanto observa as imagens na tela. Um mapa pode ser visto com um dedo apontando para São Francisco. Repórteres ficam em frente a um prédio, prontos para transmitir as notícias; o público espera com medo. A ponte Golden Gate aparece, banhada por uma luz verde; começa uma tempestade, as ruas íngremes da cidade estão desertas. A estrutura deste filme é uma homenagem a Um Corpo que Cai, de Hitchcock: um conjunto vertiginoso de imagens constrói uma fantasia cinematográfica que atrai o espectador.

Samba de Sexta e Bina da “Silêncio, Por Favor” agitam a Praça da Biblioteca em São Leopoldo



O já tradicional evento da família capilé, o Samba de Sexta, chega a sua quarta edição tendo como convidada especial Bina, da dupla “Silêncio, Por Favor!”.
O Samba de Sexta ocorre na Praça da Biblioteca, no dia 05/04, a partir das 18h,



Encruzilhada do Samba e o Samba de Sexta 

O evento das Sextas é resultado de uma grande parceria firmada entre o grupo Encruzilhada do Samba e o projeto Vem Pra Praça.

Repertório

No repertório teremos canções de grande nomes da música brasileira entre eles Cartola, Criolo, Paulinho da Viola e Chico Buarque, além de algumas faixas próprias da BINA e do Encruzilhada.

O grupo Encruzilhada do Samba reúne várias gerações de sambistas e defende as periferias e as tradições culturais do país.


Praça de Alimentação

Para esta edição já está confirmada a presença de cervejeiros , e Foodtruck’s com hambúrguer, churrasquinho e doces.

A comunidade é convidada a chamar os amigos, trazer o chimarrão, cadeira de praia e curtir o que tem de melhor no samba. A atividade é gratuita e direcionada ao publico de todas as idades.


[Texto Rodrigo Jankoski – SECULT | Jornalista Responsável: Aline Marques – MTb8929 | Scom/PMSL]