sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Clássicos do Cinema no Teatro do Instituto

O Teatro do Instituto abre a programação de exibições de filmes com os clássicos do cinema, iniciando-se pelo fantástico repertório deixado por Charles Chaplin.O público que participar desta experiencia e assistir os clássicos terá momentos para deliciar-se com a emoção dos antigos cinemas.

Tempos Modernos Ano: 1936 Drama/Romance 1h 29m Esta obra-prima cômica encontra o icónico vagabundo empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.

O Garoto Ano: 1921 Drama/Comédia dramática 1h 8m Uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine, mas o carro acaba sendo roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Cinco anos depois, a mulher tenta encontrar o filho perdido.

Quando? Dia 30 de Setembro
 Quanto? Ingressos R$ 10,00 (sessão dupla)
 Que horas? 14h e 16h
 O que? Sessão dupla com os filmes “Tempos Modernos” e “O Garoto” Onde? Teatro do Instituto Histórico e Geográfico do RS – Rua Riachuelo 1317 3º andar Reserva de ingressos e mais informações: (51) 3012-5430 teatrodoinstituto@gmail.com

Sala Paulo Amorim divulga Programação de filmes de 14 a 20 de Setembro


Sala Paulo Amorim

Sala de cinema com 148 lugares,localizada na Casa de Cultura Mario Quintana na capital gaúcha.
Equipada com ar-condicionado central, som Dolby Stéreo e dois projetores Bauer-8 35mm, de fabricação alemã.


PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE SETEMBRO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – PERDIDOS EM PARIS
(Lost in Paris - França/Bélgica, 85min, 2016). Direção de Fiona Gordon e Dominique Abel, com  Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva e Pierre Richard. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia

Sinopse:  Fiona sai do Canadá, onde vive, para encontrar uma velha tia que mora em Paris. O motivo da viagem é um pedido de socorro, algo que parece um tanto misterioso para Fiona, já que faz muitos anos que ela não vê a tia. O longa tem um tom lúdico em função do trabalho dos dois diretores, que estão à frente de uma companhia de teatro na Bélgica. O filme foi a última atuação no cinema da grande atriz francesa Emmanuelle Riva.

17h15 – O REENCONTRO
(Sage Femme - França, 2017, 120min). Direção de Martin Provost, com Catherine Frot, Catherine Deneuve, Mylène Demongeot. Mares Filmes, 14anos. Drama.

Sinopse: Claire trabalha como parteira em uma cidade perto de Paris. Apesar da delicadeza da sua atividade e do afeto com que trata as pessoas, ela vive sozinha e não tem um bom relacionamento com o filho. Tudo parece ficar ainda mais complicada quando Béatrice, que foi amante do pai de Claire por 30 anos, resolve retomar o contato e reviver histórias do passado.


19h30 – ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA
(Últimos Días en la Habana – Cuba/Espanha, 2017, 90min). Direção de Fernando Perez, com Patricio Wood e Jorge Martinez. Esfera Filmes, 14 anos. Comedia dramática.

Sinopse: A ilha de Cuba serve de cenário para os dramas de dois amigos, na faixa dos 40 anos. Miguel passa os dias aguardando o visto para ir morar nos Estados Unidos e sonha com uma vida melhor por lá; Diego tem o vírus HIV, está sempre debilitado mas não perde a esperança de dias melhores em seu pais.  Prêmio de melhor direção no festival Cine Ceará.

PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE SETEMBRO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h - O FILME DA MINHA VIDA
(Brasil, 2017, 110min). Direção de Selton Mello, com Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Tony volta para a pequena Remanso depois de alguns anos estudando na capital e descobre que seu pai foi embora. Nem a mãe nem os amigos mais próximos têm alguma explicação para o que aconteceu - e Tony segue seus dias um tanto melancólico, dividido entre as atividades como professor e a paixão por Luna. Adaptado da novela Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skarmeta, o filme é ambientado nos anos 1960 foi rodado na região de Bento Gonçalves.

17h – MONSIEUR & MADAME ADELMAN
(Mr. e Mrs Adelman – França, 2017, 120min). Direção de Nicolas Bedos, com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse
: Sarah e Victor viveram juntos durante 45 anos. No dia do funeral do marido, Sarah é abordada por um jornalista que quer fazer um perfil do falecido, um escritor famoso. A partir daí, a mulher revive a história dos dois num imenso flashback, com direito a momentos de amor, ambição, traição e segredos.

19h15  – AS DUAS IRENES (ESTREIA)
(Brasil, 90min, 2017). Direção de Fabio Meira, com Priscila Bittencourt, Isabela Torres, Marco Ricca. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse:  Irene tem 13 anos, é a filha do meio de uma família tradicional do interior e descobre um segredo desconcertante: seu pai tem outra mulher e uma outra filha, que também se chama Irene. Sem revelar quem é, a primeira irmá começa a se aproximar da desconhecida e a cumplicidade que surge entre as duas meninas é surpreendente. O filme ganhou o KIkito de melhor roteiro, ator coadjuvante (Marco Ricca) e o prêmio da crítica no Festival de Gramado.



Prefeitura de Esteio faz lançamento do 4º Esteio da Poesia Gaúcha

20170914 DjalmaCorreaPachecoeEduardoBarattoLeonardi LancamentoEsteioPoesiaShows abre
Foto:Djalma Corrêa Pacheco
Quando a noite de 24 de fevereiro de 2018 chegar, Esteio vai se tornar, mais uma vez, ponto de referência no Estado para os apreciadores de versos que abordem a cultura, os costumes, as tradições e a história do Rio Grande do Sul e de seu povo. Nesta data, a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya sediará a final do 4º Esteio da Poesia Gaúcha, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com apoio da Diretoria de Comunicação Social (DCS). O lançamento do festival de poemas inéditos ocorreu na noite desta quinta-feira (14), durante a Semana Farroupilha Esteio. Os poetas já podem começar a enviar suas obras (veja abaixo como).

“O Esteio da Poesia representa a valorização da cultura gaúcha. É um evento que está cada vez maior, e tenho certeza que neste ano será uma festa ainda mais bonita, dando mais trabalho para os avaliadores que selecionarão as obras finalistas”, apontou o prefeito Leonardo Pascoal. “Estamos nos empenhando para transformar Esteio não apenas na cidade do trabalho e do progresso, como também na cidade da cultura, das tradições”, destacou.

Assim como fez na final do Esteio da Poesia deste ano, Pascoal concluiu seu discurso recitando um poema. Desta vez, o escolhido foi “Gaúcho”, de Ruben Sofildo da Silva: Gaúcho é filho do pago / Que ama e zela esta terra / Fronteira, missões e serra / Campanha e litoral / Recantos do mesmo ideal / Onde se vê o céu azul / Os rios, a mata, a flechilha / Mas tudo é chão farroupilha / Tudo é Rio Grande do Sul.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, comentou sobre a importância do evento. “O evento coloca Esteio no rol de cidades que valoriza a cultura local. Aproveito para deixar o convite para que os poetas enviem seus trabalhos e para que as pessoas venham assistir à final, em fevereiro”, comentou.

Um dos organizadores do festival (junto ao jornalista e servidor público esteiense Djalma Corrêa Pacheco), Paulo Roberto Domingues Vargas fez agradecimentos à cidade e à Administração Municipal. “Ao lançar esta nova edição do Esteio da Poesia Gaúcha, quero deixar o meu obrigado à comunidade, que participa do evento, e à Prefeitura, pelo apoio para a realização do festival”, disse.

O ato de lançamento foi finalizado com a interpretação de “O Mistério das Palhas”, de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam (São Vicente do Sul), obra que conquistou o prêmio de melhor poesia e melhor trabalho em palco do 3º Esteio da Poesia Gaúcha. No palco do Pavilhão 20 de Setembro, a obra foi apresentada por Romeu Weber, considerado o melhor intérprete da terceira edição do festival, acompanhado pelo músico e cantor esteiense Vladimir Guará como amadrinhador.




Festival já recebe inscrições
As inscrições para o 4º Esteio da Poesia já estão abertas. O regulamento e a ficha para cadastro estão disponíveis no site da Prefeitura de Esteio (veja abaixo) e também na página oficial do evento no Facebook (https://www.facebook.com/EsteiodaPoesia). A Comissão Avaliadora, os shows de abertura e encerramento e o apresentador estão sendo definidos pela Comissão Organizadora do festival e devem ser anunciadas em breve.

Os poetas de todo o Brasil terão até o dia 17 de novembro para inscreverem seus versos, que devem versar sobre a dinâmica social, os usos e costumes do povo gaúcho, fatos históricos ou atuais e paisagens do Rio Grande do Sul. Do total de inscritos, a Comissão Avaliadora definirá 10 que serão apresentados ao público na noite de 24 de fevereiro de 2018, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya.

Os 10 trabalhos selecionados para a final receberão um prêmio de R$ 1 mil. Os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores, além do melhor trabalho em palco na final, receberão mais prêmios em dinheiro, troféus e diárias da Hospedaria Provençal, de Canela, apoiadora do festival.

Em apenas três edições, o Esteio da Poesia tornou-se o maior festival do gênero, em número de inscritos, no Rio Grande do Sul. A terceira edição contou com 358 poemas, enviados por 119 poetas de 66 municípios diferentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Roraima. Ao todo, foram mais de 1,1 trabalhos inscritos em três anos.

4º Esteio da Poesia Gaúcha
Inscrições de poemas: De 15 de setembro a 17 de novembro, via e-mail, Correios ou pessoalmente Triagem e divulgação dos finalistas: 9 de dezembro
Final: 24 de fevereiro de 2018, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya
Informações: www.facebook.com/esteiodapoesia
Premiações
Poemas classificados: R$ 1 mil
Melhor trabalho em palco: R$ 1.200, troféu e duas diárias para duas pessoas na Hospedaria Provençal, de Canela
Melhores poesias
1º lugar: R$ 800, troféu e duas diárias para duas pessoas na Hospedaria Provençal
2º lugar: R$ 600 e troféu
3º lugar: R$ 500 e troféu
Melhores declamadores
1º lugar: R$ 600, troféu e duas diárias para duas pessoas na Hospedaria Provençal
2º lugar: R$ 500
3º lugar: R$ 400
Melhores amadrinhadores
1º lugar: R$ 600, troféu e duas diárias para casal na Hospedaria Provençal
2º lugar: R$ 500
3º lugar: R$ 400

Clique aqui para acessar o regulamento

Inscrição via e-mail: clique aqui para acessar a ficha

Inscrição via Correios ou pessoalmente: clique aqui para acessar a ficha


Texto: Eduardo Baratto Leonardi/PME

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Espetáculo sobre doação de órgãos e prevenção das hepatites será apresentado em outubro no teatro da Amrigs



A peça teatral "Começar outra vez" sobre a importância da doação de órgãos e da prevenção das hepatites será apresentada em Porto Alegre, no dia primeiro de outubro, com apoio da Secretaria estadual da Saúde, por meio da Central de Transplantes.

O espetáculo é inspirado no drama do ator Northon Nascimento que, em 2003, precisou de um transplante cardíaco. Apesar do sucesso da cirurgia, Northon acabou falecendo quatro anos depois, em 2007, vítima de uma hepatite diagnosticada tardiamente.

O evento será realizado no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311), às 16h e a entrada será um quilo de leite em pó ou de feijão, destinados à Ong Via Vida. A peça tem duração de 1h20min e classificação de 12 anos. O  teatro da Amrigs  é climatizado e  tem espaço para 700 pessoas.

Mais informações estão disponíveis no site   www.institutorenascimento.org.br
Peça é inspirada no drama do ator Northon Nascimento
Peça é inspirada no drama do ator Northon Nascimento - Foto: Divulgação SES/RS

Memorial do Rio Grande do Sul recebe exposição fotográfica de Eurico Salis



Em 48 imagens extraídas do livro Homens e Máquinas, e outras inéditas, fotógrafo presta homenagem aos trabalhadores, na mostra que se estenderá até novembro - Foto: Eurico Salis
Fotógrafo presta homenagem aos trabalhadores na mostra
que segue até novembro -Foto: Eurico Salis
O Memorial do Rio Grande do Sul recebe a partir desta sexta-feira (15) a exposição “Homens & Máquinas”, do fotógrafo gaúcho Eurico Salis.A exposição segue até o dia 19 de novembro, com entrada franca.
A mostra reúne em grandes painéis 48 imagens rigorosamente ampliadas em papel fotográfico. São imagens que buscam mostrar com sensibilidade e poesia a relação do homem com suas ferramentas de trabalho, sejam rústicos martelos, soldas e ferros retorcidos ou máquinas agrícolas.
Com fotos extraídas do livro Homens e Máquinas e outras ainda inéditas, Eurico Salis faz uma homenagem ao operário da fábrica, o trabalhador e sua produção,
artesãos, escultores, serralheiros, mecânicos, operários da indústria do plástico e celulose seguindo uma linha de tempo, a produção industrial, a indústria metal mecânica passando pela indústria do alimento, da extração do minério do carvão e do calcário, a agro-indústria e suas gigantescas máquinas agrícolas nas lavouras, a petroquímica, a indústria naval e a celulose. As imagens da exposição fotográfica mantém o conceito da fotografia de autor baseando-se no fine art, nas imagens com o DNA do fotógrafo e a singularidade de texturas, ângulos e utilização da luz natural.
O fotógrafo vai muito além da arte a que se propõe. Poeta das imagens, criterioso, criativo e experiente, lança obras que surpreendem até mesmo quem sabe o que esperar desse talentoso artista das imagens. No texto de apresentação do livro Homens e Máquinas, lançado em abril deste ano, o jornalista Renato Dalto diz que “Homens e máquinas, num único gesto, forjam a si mesmos. E quando o coração bate ou chispa a faísca, a vida se transforma.”. Dalto participou como escritor dos livros O Solo e o Homem e Homens e Máquinas. Ao lado de Eurico Salis, Renato está produzindo textos para Cultura e Identidade, terceiro volume que irá completar a trilogia Rio Grande do Sul - a maior documentação fotográfica publicada nos últimos anos.
A exposição conta com o financiamento do Governo do Estado, por meio do sistema Pró-cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A Braskem, que patrocina o projeto, fará uma doação de exemplares da obra para o Memorial do Rio Grande do Sul e para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Eurico Salis
Nasceu em Bagé, em 1959. Apresentou no Museu de Artes do Rio Grande do Sul sua primeira exposição individual (1983). Participou de diversas mostras coletivas e individuais. Produziu fotos para capas de discos de grupos de pop rock (1996). Viajou o Brasil para ilustrar o livro “100 Retratos Brasileiros Apaixonados por Carro” (2000). É autor de diversos livros de fotografia, como “Caminhos Gaúchos – Olhar dos Viajantes” (2005), “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais”, premiado com o prêmio Açorianos de Literatura de melhor projeto gráfico (2008), e  “Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas” (2010). Também em 2010, recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia. Em 2012 foi agraciado com o prêmio de melhor livro gaúcho da Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), pela obra Porto Alegre Centro Histórico. Publicou “Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem”, com amplo destaque na mídia nacional (2013).  Em 2015, publicou o livro “A Força da Terra”, e realizou a  exposição fotográfica “The Power of the Land”, com fotografias de pequenos agricultores brasileiros, no pavilhão do Brasil, na ExpoMilão 2015, Itália, e em 2016 levou esta mesma exposição de fotografias  para uma mostra individual em Paris e Bruxelas. Em 2017, lançou o segundo volume da trilogia Rio Grande do Sul “Homens e Máquinas”.
SERVIÇO - Exposição Fotográfica Rio Grande do Sul Homens e Máquinas
Quando: 15 de setembro
Onde: Memorial do RS – Praça da Alfândega – Porto Alegre/RS
Período: de 15 de setembro a 19 de novembro
Entrada franca

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Quem disse que a vida não tem preço?Para o TUTU ela tem, custa 3 MILHÕES DE REAIS

O assunto é bem delicado,mas com mobilização e dedicação vamos ajudar este ser de luz a ter vida plena. Aqui  em Esteio , tem essa criança linda chamada Arthur( o Tutu) , ele tem uma doença rara chamada AME ( é uma atrofia muscular onde ele vai perdendo os movimentos gradativamente) essa doença AINDA NÃO TEM CURA ,porém, existe um tratamento que é feito em doses e vendido nos EUA , o valor total deste tratamento gira hoje em torno de  3 milhões de reais e o TuTu precisa de cada um de vocês pra vencer esta luta ! Essa coisa linda completou ontem 1 aninho e está esperando sua ajuda , ele perdeu os movimentos das perninhas e dos braços , mexe apenas a boquinha e os olhinhos o que não tira o encanto deste anjo !
Precisamos de toda ajuda possível , os bancos estão aceitando depósitos a partir de 1 real o que vem facilitando o recebimento das doações em dinheiro. A familia e amigos estão organizando um grande bazar,que esta previsto para acontecer no próximo  sábado  (29) na rua coberta .Quem se sentir tocado e  quiser efetuar  doações para o evento do sábado a familia estará  recebendo os donativos na Av Padre Claret 1055 ou entre em contato com a mamãe do TuTu pelo telefone 051 991987426 .   então gente ,    não tem como não ajudar , vamos entrar nesta luta com e por ele?
Até o momento, as campanhas de doações que estão sendo realizadas não atingiram nem 2% do valor total. Partindo desta informação convido meus amigos para que  nessa semana que tem início amanhã possam doar um futuro para o Tutu: Faça uma doação no aniversário de 1 ano dele!
Sabe aquele 1 real de troco que fica rolando na bolsa ou no carro? Ele faz SIM muita diferença para o Arthur!
As doações são aceitas no site da Vakinha  https://goo.gl/aKMhCL e nas contas:
Banco: Caixa Econômica
Ag: 0472 - Op: 001
Cc: 000.302.10-0
CPF: 026.042.230-40
Vitória dias da Silva
Banco: Santander
Ag: 1343
Cc: 01009762-8
CPF: 005.501.350-30
Roberta dias da Silva
Banco: Unicred 136
Ag: 2704
CC: 623431
CPF: 051.131.010.28
Arthur Dias Weber
Ah, e também tem uma rifa online, quem doar pode ganhar também: http://www.rifatudo.com.br/rifa-beneficente-tutu-bolinha
Agradecemos imensamente por toda ajuda!!
Caso não possa colaborar, ajude a divulgar essa card e a página do Ame o Tutu Bolinha no Face e insta!
Arthur tem AME - uma doença rara e degenerativa e o tratamento custa 3 milhões de reais. Sem a medicação a estimativa de vida dele é de dois anos.  Nos ajude a salvar a vida do Tutu!

quinta-feira, 16 de março de 2017

Teatro na Casa de Cultura: Projeto Teatro Para Todos abre inscrições em abril

Jovens de Esteio que participam ou desejam participar do projeto Teatro para Todos, fiquem atentos. No dias 3 e 5 de abril serão feitas as rematrículas para os alunos que participaram do projeto em 2016. Para interessados em participar das aulas de teatro, as matrículas serão no dia 5.

Tanto os antigos como os novos alunos devem procurar a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). As turmas são determinadas de acordo com a faixa etária (confira abaixo as datas e os horários de cada dia).

O Projeto Teatro para Todos, que teve início em 2011, desenvolve os seus alunos a partir de jogos, brincadeiras, atividades de dramatização e improvisação até chegar em montagens de trabalhos, sejam próprios ou inspirados em histórias já existentes. Durante o ano, os atores e atrizes têm contato com exercícios de expressão corporal, dramatização, improvisação, criação de cena, entre outros. O objetivo é promover o desenvolvimento do participante através de jogos, brincadeiras e exercícios que envolvam a criatividade, o faz de conta e a expressão corporal, utilizando técnicas teatrais.

Projeto Teatro para Todos
Rematrículas
Quando: 3 de Abril
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Horário:
Turma A (de seis a 10 anos) - das 9h às 11h
Turma B (de 11 a 13 anos) - das 14h às 15h30min
Turma C (de 14 a 16 anos) - das 16h às 17h30min
Turma D (acima de 17 anos) - das 18h às 19h30min

Matrículas de novos alunos
Quando: 5 de Abril
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Horário:
Turma A (de seis a 10 anos) - a partir das 9h
Turma B (de 11 a 13 anos) - a partir das 14h
Turma C (de 14 a 16 anos) - a partir das 16h
Turma D (acima de 17 anos) - a partir das 18h
Documentos necessários
Cópia do documento de identidade
Cópia do documento de identidade do responsável
Cópia do comprovante de residência
Cópia do atestado de matrícula da escola
*As turmas serão preenchidas por ordem de chegada
* Para a Turma D, só o necessário levar a cópia documento de identidade e a cópia do comprovante de residência

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Publicado calendário de aulas na rede estadual do RS para 2017; confira

As aulas começam em 6 de março e vão até 22 de dezembro. Calendário prevê atividades em até dez sábados ao longo do ano

O governo gaúcho publicou no Diário Oficial o calendário de atividades na rede estadual de ensino. As aulas começam em 6 de março de 2017 e vão até 22 de dezembro. As informações são do blog Abecê, da Rádio Gaúcha.
– 2 a 3 de março: reuniões de planejamento e de formação continuada dos professores;
– 6 de março a 19 de julho: primeiro semestre de aulas;
– 20 a 30 de julho: férias dos alunos;
 20 e 21 de julho: jornada pedagógica para professores e demais funcionários;
– 24 a 30 de julho: recesso escolar;
– 31 de julho a 22 de dezembro: segundo semestre de aulas.
O calendário prevê atividades em até dez sábados ao longo do ano, a fim de garantir o cumprimento dos dias letivos. Cada escola tem autonomia para definir como serão as atividades, desde que cumpra os 200 dias de aulas e carga horária de no mínimo 800 horas.
O decreto foi assinado pelo governador José Ivo Sartori.
Rede privada
A rede particular já apresentou previsão de calendário para 2017. Segundo o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), na Região Metropolitana e Porto Alegre as aulas terão início no dia 20 de fevereiro de 2017. Na escolas do interior, o começo das atividades será mais cedo, dia 13 de fevereiro. O calendário completo pode ser conferido no site do sindicato.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Provas do vestibular de Filosofia da UAB serão em Novo Hamburgo

A Universidade Aberta do Brasil realiza, no próximo dia 5, a partir das 13h, o vestibular para o curso de Filosofia, que está sendo oferecido em diferentes polos. A prova para os 189 alunos que se matricularam para a unidade esteiense serão realizadas em Novo Hamburgo, no Colégio Marista Pio XII (Avenida Nicolau Becker, 182 - Vila Rosa). O exame será de múltipla escolha, com 12 questões de Língua Portuguesa, 12 de Matemática, seis de Informática e redação em Língua Portuguesa. Nas provas, além do conteúdo das referidas disciplinas, poderá ser cobrada a cultura geral.
O candidato deverá apresentar-se no local com, no mínimo, 30 minutos, de antecedência, e aguardar a abertura dos portões acesso. Deverá levar documento de identidade original, caneta esferográfica na cor azul ou preta, fabricada em material transparente. Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista com validade vencida, carteiras de estudante, de transporte, carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e (ou) danificados. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar o registro ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 45 dias.

O curso de Filosofia com aulas semi-presenciais (curso a distância com algumas aulas presenciais) é o primeiro de graduação oferecido pelo polo de Esteio da UAB, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ao todo, são 60 vagas em disputa. 

Vestibular Polo UAB Esteio – Licenciatura em Filosofia
Provas: 5 de março de 2017, às 13h
Local: Colégio Marista Pio XII (Avenida Nicolau Becker, 182 - Vila Rosa)
Acesse aqui o edital completo

Polo UAB Esteio
A UAB iniciou suas atividades em Esteio no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso de extensão. As atividades são organizadas em parceria entre a SME e instituições públicas de Ensino Superior (como a Ufpel, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal Sul-rio-grandense) e oferecidas na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais. As formações e capacitações são gratuitas. Entre os cursos já promovidos estão “Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola”, “Mídias na Educação”, “Ensino de Sociologia no Ensino Médio”, “Interfaces entre a Clínica e a Escola” e “Interdisciplinaridade na Educação Básica”.

O que é o UAB?

O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Dilma Rousseff: 'Não descarto uma candidatura a senadora ou deputada'


Após meses de silêncio , a Ex-Presidente Dilma Rousseff falou nesta sexta-feira a Agence France Pres(AFP). Dilma está mais leve, porém, mantem uma agenda, digna de uma chefe de estado, lotada com diversos compromissos espalhados pelo mundo.Destituída em 2016 pelo Congresso, sob a acusação de maquiar as contas públicas,Dilma passa seus dias na capital de todos os gaúchos, Porto Alegre, onde segue obedientemente sua rotina de exercícios físicos e passeios de bicicleta. Quando o repórter subliminarmente questiona se a Presidente deposta disputará em 2018, novamente, a Presidência da República, ela logo dispara "Eu não serei candidata a Presidente da República, se é essa a sua pergunta. Agora, atividade política, nunca vou deixar de fazer (...) Eu não afasto a possibilidade de eu me candidatar a senadora, deputada, esses cargos", declarou em uma entrevista exclusiva ao repórter da AFP, concedida na tarde de sexta-feira em Brasília.Apesar do impeachment, Dilma não perdeu seus direitos políticos para ocupar cargos públicos, e pode, portanto, ser candidata a cargos eletivos.Nas redes sociais a declaração repercutiu rapidamente e muitos gaúchos manifestaram a opinião de que Dilma deveria concorrer ao Cargo de Governadora do Rio Grande do Sul. O Estado, hoje sob o comando de José Ivo Sartori(PMDB) enfrenta a maior crise politica e financeira de sua história.
A decisão tomada pelo Senado,de não suspender os direitos políticos de Dilma, surpreendeu porque o único precedente que existia apontava para o contrário. O ex-presidente Fernando Collor de Mello renunciou em 1992 durante o impeachment e ficou inabilitado para ocupar cargos públicos durante oito anos.
Aos 69 anos, Dilma disputou apenas dois cargos eletivos em sua vida: a Presidência, que venceu em 2011, e a reeleição de 2014, ambas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo a primeira mulher a chegar à chefia de Estado do Brasil. Dilma conserva em sua conta do Twitter a frase "presidenta eleita do Brasil". Como o país não concede nenhum tipo de pensão aos seus ex-presidentes, Dilma se mantém financeiramente com os 5.300 reais mensais que recebe de aposentadoria por ter sido funcionária do Estado do Rio Grande do Sul e completa sua renda com o aluguel de quatro apartamentos familiares.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ótica Carol lança o projeto, PEQUENOS OLHARES, que prevê a venda de óculos infantis por apenas R$49,90


Toda criança tem o direito de enxergar o mundo mais bonito, partindo desta premissa, o grupo de empresários proprietários das Óticas Carol desenvolveu o Projeto Pequenos Olhares. Para participar do Projeto as crianças precisam ter entre 4 e 11 anos de idade, estudarem em escola pública e comprovar a matrícula com um dos seguintes documentos:

#Declaração de matricula do ano; 
#Declaração de frequência com carimbo da escola; 
#RG escolar com foto e carimbo do ano atual;

É necessário ainda levar receita médica para que o óculos sejam confeccionados , pois nas lojas não são realizados nenhum tipo de exames. A linha de armações, carinhosamente chamados de Carolzitos vêm em 6 cores diferentes para os mais diversos estilos. Os responsaveis pela inciativa esclarece que o Pequenos Olhares é um projeto original e exclusivo da Óticas Carol. A informação que está sendo divulgada em redes sociais sobre uma parceria com a Unicef é incorreta.





Estudos apontam que parte dos alunos em idade escolar nunca fizeram exames oftalmológicos

Pesquisas que serviram de base para a realização do projeto, apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, o estudo mostra ainda que 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exame de vista.



             Onde comprar um óculos pequenos olhares?


Em 2017 cerca de 30.000 crianças serão beneficiadas pelo Pequenos Olhares – isso significa que a empresa irá atender sete vezes  mais crianças que em 2016.Para atender toda esta demanda, cada uma das 300 lojas, espalhadas pelo Brasil. atenderão mensalmente 10 crianças pelo projeto. Por isso,antes de se deslocar até a loja, certifique-se que a mesma tem a peça em estoque e caso não tenha, não deixe de tentar o mês seguinte.Vale lembrar que Enquanto o custo médio de um óculos infantil é de R$ 200, os óculos Pequenos Olhares são vendidos em 10x de R$ 4,90.




SHOPPING CANOAS - CANOAS RS
GUILHERME SCHELL, 6750 - LOJA 50
CENTRO
(51)37859381

ÓTICAS CAROL - PORTO ALEGRE RS
MOSTARDEIRO, 396
INDEPENDENCIA
(51)3407-3238

ÓTICAS CAROL - PORTO ALEGRE RS
AV SENADOR SALGADO FILHO, 300
CENTRO HISTORICO(51)3225-2174

ÓTICAS CAROL - PORTO ALEGRE RS
AV ASSIS BRASIL, 2982
CRISTO REDENTOR(51)3343-1692

SHOPPING TOTAL - PORTO ALEGRE RS
AV CRISTOVAO COLOMBO, 545 - LOJA: 1127
FLORESTA(51)3018-7680

ÓTICAS CAROL - PORTO ALEGRE RS
R DOS ANDRADAS, 1538
 CENTRO HISTÓRICO(51)3225-2246

SHOPPING BARRA SUL - PORTO ALEGRE RS
DIARIO DE NOTICIAS, 300 LOJA 1014
CRISTAL(51)3263-3054


Compartilhe estas informações e faça parte
dessa história. A visão das nossas crianças
também depende de você!!








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Programação do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2017 é intensa e promete agitar a Cidade Baixa

A programação do Carnaval de rua de Porto Alegre está definida: são previstos pelo menos 23 dias de evento, número que pode aumentar. A primeira data de desfiles é 18 de fevereiro, e a última, 7 de maio.
Além dos tradicionais blocos que costumam agitar a Cidade Baixa — independentes ou que integram a Liga das Entidades Burlescas do bairro —, há grupos que desfilarão em outros pontos da cidade, participantes da Liga dos Blocos Descentralizados. As chances de o período de festas ser estendido se devem aos chamados blocos piratas, que optam por divulgar as datas de desfiles apenas entre os participantes nas redes sociais, além de outros grupos independentes.
Multidão tomou conta das principais ruas da cidade baixa em 2016
Foto:Rodrigo Jankoski
Os horários de concentração são, na maioria, a partir das 15h — o bloco Turucutá, porém, se reúne às 7h. O horário limite para encerramento das atividades, definido em acordo com o Ministério Público e moradores da Cidade Baixa, é 21h. Pela manhã, antes do desfile oficial começar, os blocos contemplam as crianças e fazem um desfile infantil.
BLOCOS DA LIGA DAS ENTIDADES BURLESCAS DA CIDADE BAIXA
18 de fevereiro
Galo de Porto
Itinerário: Rua Joaquim Nabuco/Rua General Lima e Silva
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
Do Jeito que Ta Vai
Itinerário: Travessa do Carmo/Rua João Alfredo/Rua da República
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
Maria do Bairro
Itinerário: Parado na Rua Sofia Veloso
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
19 de fevereiro
Panela do Samba
Itinerário: Rua João Alfredo
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
25 de fevereiro
Banda DK e Trinca
Itinerário: Rua da República/José do Patrocínio/Praça Garibaldi/Aureliano de Figueiredo Pinto/João Alfredo/Rua da República
PS: O itinerário é um só, e cada bloco vai ser responsável pela folia em um pedaço do percurso
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
Evento no Face?
28 de fevereiro
Rua do Perdão
Itinerário: parado na Rua da República
Concentração: 13h
Arrancada: 14h
Término: 21h
4 de março
Areal do Futuro
Itinerário: Rua João Alfredo
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h

5 de março

Passarinho do Mário 
Itinerário: Rua dos Andradas(CCMQ)
Concentração: 16h
Arrancada: 17h
Término: 22h
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/111944289327214/

Bloco da Diversidade
Itinerário: Largo dos Açorianos 
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 22h
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/217906478614244/
11 de março
Bloco do Isopor
Itinerário: Rua Aureliano de Figueiredo Pinto/Borges de Medeiros
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/1449571381729318/
12 de março
Sociedade Floresta Aurora — Os Intocáveis
Itinerário: Travessa do Carmo/Rua João Alfredo
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
Tem tudo pra dar errado*
Itinerário: Orla do Guaíba
19 de março
Turucutá, Batucada Coletiva Independente
Itinerário: Rótula das Cuias/Avenida Augusto de Carvalho
Concentração: 7h
Arrancada: 9h
Término: 15h
Império da Lã e Skafolia*
Itinerário: Orla do Guaíba
BLOCOS INDEPENDENTES
25 de fevereiro
Trinca
Itinerário: Rua da República/José do Patrocínio/Venâncio Aires/João Alfredo/Rua da República
Concentração: 17h
Arrancada: 17h30min
Término: 21h
4 de março
Ziriguidum
Itinerário: Rua João Alfredo
Concentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
11 de março
Filhos do Cumpadi WashingtonConcentração: 15h
Arrancada: 17h
Término: 21h
12 de março
Tem tudo pra dar errado
Itinerário: Orla do Guaíba
Horário: das 10h às 21h
18 de março
Fusca Azul
Itinerário: Praça Da Encol
Horário: das 12h às 22h
19 de março
Império da Lã e Skafolia*
Itinerário: Orla do Guaíba
*A reportagem não conseguiu contato com os blocos

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Jovens de baixa renda podem viajar de graça pelo Brasil


Foi regulamento no inicio de janeiro,o item que é previsto no Estatuto da Juventude que permite que jovens de todo o país possam viajar de graça para outros estados. Mas é importante observar que só pode participar do programa lançado pelo Governo Federal quem tiver entre 15 e 29 anos e renda familiar de até R$1,874.00,. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único( CadÚnico).
Os jovens que estão dentro dos critérios  já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.Além do aplicativo, também é possível fazer o cadastro por meio do site. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la.

Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.
O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.
Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos. As recusas em aceitar a ID Jovem no pagamento da meia-entrada devem ser encaminhadas ao Procon.

Viagens

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem.
O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria Nacional de Juventude


NetFlix lança série que narra a trajetória de Jorge Mario Bergoglio da comunidade carentes na Argentina até o Papado

Alguns sabem que em um passado não muito distante, fui Seminarista da Arquidiocese de Porto Alegre, porém, no decorrer da minha formação vi que seria muito mais útil aqui fora. Sai, e retomei minha vida, desconstruí dentro de mim uma porrada de paradigmas e opiniões que tinha, contudo, mesmo fora sempre mantive os meus atos e ações baseados na educação que recebi. Sim, a igreja como um todo precisa ser REFORMADA e isso é algo que não se pode fechar os olhos e está batendo na porta de cada paróquia, comunidade e ou até nos mais variados grupos, em especial os que giram em torno da temática de juventude, precisamos fortalecer e abrir a mente das bases da igreja. O querido Papa João Paulo II, iniciou este movimento, deu a Santa SÉ um novo caminho. mas morreu!! Bento XVI ou simplesmente Joseph Aloisius Ratzinger, um conservador de marca maior destruiu , ou melhor tentou, pois foi fraco e não aquentou a pressão e renunciou antes de ser eliminado pelas forças ocultas da igreja. e sem demagogices, elas existem sim. Surge, o salvador, o Papa dos pobres,dos oprimidos, o Papa que visivelmente em suas ações pratica diariamente uma teologia que é desprezada por muitos ,que parte da premissa de que o Evangelho exige a opção preferencial pelos pobres e especifica que a teologia, para concretar essa opção, deve usar também as ciências humanas e sociais. Fomos brindados recentemente com uma minissérie na Netflix,escrita e dirigido pelo italiano Daniele Luchetti que conta a história deste homem,mostra a juventude do Papa em Buenos Aires, quando ainda era conhecido por Jorge Mario Bergoglio, na década de 1960. O nome dele? Pode me chamar de Francisco.

Empresários da cidade buscam resgatar a tradição do carnaval de clubes sociais

Adicionar legenda
Esteio cresceu entorno de dois grandes Clubes Sociais: O Clube Aliança e o Clube do Comércio,locais estes que tradicionalmente as famílias, de todas as classes, se encontravam para chás,almoços, jantares, festas das mais variadas, porém, tudo isso se perdeu com o passar dos anos. A Esteio contemporânea estava carente de locais que articulasse estes eventos sociais. A tradicional família Favero, ouviu o clamor esteiense e realizou investimentos pesados que resultaram na inauguração do maior, melhor e mais bonito Clube Social da atualidade, o Sun7oficial. O espaço conta com o que existe de melhor em luz, som e equipamentos, dispostos em espaços totalmente adaptado para o acesso universal . A equipe no último ano, realizou diversos eventos beneficentes em favor da causa animal, ajudou músicos esteienses, abraçou,simbolicamente, o Hospital São Camilo, conscientizou a comunidade para a importância da doação de sangue. Entre tants outras iniciativas o grupo está imbuído, também , em resgatar a história da cidade,pelo segundo ano consecutivo promove um grande baile de carnaval, onde a folia e a diversão são ingredientes básicos para o sucesso do evento. Na primeira edição a festa reuniu centenas de pessoas saudosas, e organizada em blocos de carnaval cantaram, pularam e se divertiram até o raiar do dia. Este ano a grande festa de momo será realizada no dia quatro de março. Para a criançada a festa foi pensada nos mínimos detalhes e será realizada no dia cinco de março, com início às 17h .Os ingressos para ambas as festas estarão disponíveis para venda na Sun 7 e no Ateliê Yngrid Fazenda, os valores são iguais para homens e mulheres e foi fixado em R$30,00, já para a festa da criançada o valor estipulado foi de R$15,00, a reserva de mesa para o dia será realizada somente na secretaria do clube que está localizado na Avenida Sen. Salgado Filho, 2223, no centro de Esteio.Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 51 3783.6473 | 3078.2223 | 9915.3271 ou ainda por e-mail: contato@sun7premium.com. O evento que foi divulgado no face já conta com dezenas de confirmações https://www.facebook.com/events/368797060142515/ 




Esteio se consolida como celeiro de grandes produtores culturais

A cidade de Esteio vem se firmando como grande celeiro artístico e cultural da região, revelando grandes nomes da atualidade, Gisele M. Bloete na música, recentemente Tat Tanara e seu Ateliê Paranóia Arte , que já é sucesso e está exportando para fora do estado e revelou para o mundo Ana Maria Sanchez Cardoso mãe da primeira bailarina da cidade, mas Ana é mais que a mãe da bailarina e vem provando isso a cada dia que passa. A Protetora de animais, a quase uma década fundou e mantem a Toke de Arte, micro empresa que tem foco de produção, em sua maioria, de peças sustentáveis,Ana transforma lixo em luxo. A empresária esteiense está sempre ligada nas novas tendências da arte, da moda e agora também da culinária. Sem deixar os outros projetos de lado,Sanchez , optou por atuar em uma nova linha da arte, reinventou-se, e criou um projeto piloto e arrojado, ainda sem nome, que já é sucesso entre amigos e vizinhos. Ana Maria, está produzindo deliciosos doces em calda, com diversos sabores fica dificil de escolher, pensando nisso vamos destacar os queridinhos do público, que são os de Melancia,de Abobora e de figo, hummm!!! você já deve estar com água na boca, calma!!! Para adquirir estes deliciosos doces basta efetuar a encomenda através do whattsApp ,da artista de forno e fogão, (51) 985651057, o valor por vidro é fixado em R$12,00, em sua grande maioria, os doces, estão disponíveis a pronta entrega. Efetue já sua encomenda, não irá se arrepender, sua sua família agradece !!!